2025-04-15
Palavras chave
chambel cristalA Direcção da ASE decidiu distinguir, com o galardão “Cristal de Gelo”, o associado Carlos Chambel.
Além de ser um excelente companheiro de caminhadas e além dos encontros e muitos, mesmo muitos, apoios às questões técnicas da nossa Associação, o que torna esta homenagem ainda mais sublime é que sabemos muito pouco sobre o Carlos.
O Chambel, como assim o tratamos, tem-nos dado, ao longo dos anos, a garantia da sua disponibilidade graciosa, contribuindo para a ASE com os seus trabalhos de publicidade e promoção de todos os ASESTRELA e demais actividades ao ar livre, inclusive, a mais recente, “Estrela Livre”. O Chambel é um sócio assíduo e atento e, aliás, tomando muitas vezes a iniciativa de começar a trabalhar nas actividades, é ele quem puxa pela Direcção, recordando-nos que as datas para os eventos importantes se aproximam e que está na hora de começarmos a trabalhar na divulgação dos mesmos. Mais que a sua disponibilidade, o Chambel mostra-nos, também, como a vida associativa pode ser integrada na agradável relação entre as obrigações habituais e os projectos que escolhemos abraçar pela vida fora. Sensibiliza-nos, por isso, a prontidão com que nos põe em movimento e o compromisso que assume perante os desafios da ASE.
Sobre o Carlos Chambel, o melhor é transcrever o que o próprio escreveu na sua página pessoal:
“Gosto de Caminhar! Desde muito novo que o faço, primeiro perto da minha casa, na região Oeste, depois mais longe, a Serra de Montejunto, a Estrela, o Gerês e o Montesinho… mais tarde outras Zonas do País…
Nas caminhadas reencontro a minha autenticidade. Gosto do silêncio que delas emana, especialmente no campo com o seu ar puro e ao mesmo tempo acolhedor. Nelas posso contemplar o passado, perspectivo futuro, e com uma enorme clareza, vivo o presente.
Ali não existem aplausos, não existe a euforia da vitória, só o compromisso e a determinação. Nelas aprendi grandes lições de vida, nelas forjei o meu carácter e descobri o meu próprio caminho.
Nas Caminhadas, celebro a vida em todo seu esplendor, em toda a sua grandiosidade.”
A realidade actual da Serra da Estrela faz constantes apelos à actuação da ASE no seu quotidiano, pelo que não podemos deixar de reconhecer a importância de Amigos como o Carlos, que nos relembram diversas vezes o impacto dos nobres valores da Amizade e Dedicação. Obrigado, Carlos, por contribuíres para o dinamismo da ASE na Serra da Estrela e parabéns por esta homenagem, que tem tanto de mérito como de gratidão.
Referência:
0 Comentários