2024-12-23
Palavras chave
plantaçãoQuando vimos à Serra da Estrela, a partir do Sul, ao dobrar a Serra da Gardunha, seguindo pela EN18, abre-se à nossa frente a elevação serrana que a separa da planitude da Cova da Beira. Dali, podemos olhar o topo da Estrela de onde se destacam as esferas dos radares da antiga Base Aérea, na Torre, e, à medida que vamos lendo a linha de cumeada para Este, destacam-se alguns afloramentos rochosos, como a Varanda dos Pastores, o Curral do Vento e a Fraga Grande.
Esta região da Serra tem vindo a deixar-nos apreensivos por aquilo que a nudez das suas encostas nos revelam, face a uma inércia de décadas que não vemos combatida com a sua reflorestação. Na verdade, os fogos sucedem-se e, árvores, só o pinheiro bravo, aqui e ali, vai regenerando, deixando em quem tenta admirar a Serra uma sensação de abandono e de desleixo que é preciso ser alterada – Ela merece-o!
A ASE, lutando contra ventos e marés, tem vindo a fazer esforços, sempre apoiada pela Junta de Freguesia de Vila do Carvalho, para beneficiar a paisagem desoladora na: Recochina, Covão do Teixo e Fraga Grande. Não temos dúvidas de que será necessário proceder à sementeira de penisco a lanço em determinadas áreas da vertente, se queremos ter algum sucesso na reflorestação de espaços onde não há solo.
O Pedro Ribeiro, que aqui fazemos questão de destacar, pela ajuda que nos tem dado mas, acima de tudo, pelo empenho e preocupação que tem demonstrado com a falta de árvores e biodiversidade, descobriu um nicho com condições edafoclimáticas muito interessantes, que pode ajudar a que se crie ali um pequeno bosque de árvores que, depois, se deverá estender, claro, com o apoio imprescindível de quem tem essa responsabilidade no local. No dia 15 de Dezembro procurámos dar vida, numa fase ainda embrionária, a este pequeno bosque, plantando cerca de 200 árvores de várias espécies.
Esperemos que tenha sucesso mais esta tentativa de reflorestar as áreas mais degradadas da Serra da Estrela.
Gestão territorial | 2024-12-23
Crónica | 2024-12-23
0 Comentários