2024-01-03
Palavras chave
covilha montanha ubiNo dia 11 de dezembro, comemorou-se o Dia Internacional da Montanha.
Numa parceria conjunta entre Associação dos Amigos da Serra da Estrela (ASE), a Universidade da Beira Interior (UBI), Federação Portuguesa de Escalada de Competição (FPME), a Câmara Municipal da Covilhã (CMC), a Associação de Municípios da Cova da Beira, a ENERAREA e a da European Network of Outdoor Sports (ENOS), este dia foi comemorado com dois eventos.
Durante a manhã, realizou-se um percurso pedestre interpretativo pelas Cortes do Meio com a orientação de Elsa Salzedas, professora na Escola Secundária Afonso de Albuquerque. Na vertente sul da Serra da Estrela e num trilho ao longo das piscinas naturais da ribeira das Cortes, os participantes foram convidados a descobrir a montanha através de uma viagem pela história geológica e cultural, com os moinhos e o património arqueológico fabril têxtil em destaque.
Na parte da tarde, já no Auditório da Câmara Municipal da Covilhã, sob o tema “Montanha: Formação, Conhecimento e Experiência”, 5 Instituições de Ensino Superior, a ASE e a comunidade civil em geral, debateram sobre as necessidades, preocupações e formação dos estudantes que futuramente serão guias e/ou promotores de Turismo Sustentável. Foi ainda abordada a importância das certificações nacionais de equivalência internacional, a necessidade de uma formação multidisciplinar e despertar o gosto pelo outdoor, como pressupostos para conhecer, respeitar e proteger a Montanha.
Num momento simbólico, Elsa Salzedas e José Maria Saraiva entregaram, ao Posto de Busca e Resgate da GNR – Serra da Estrela na pessoa do seu comandante Sargento Roque, o Galardão “Cristal de Gelo”, por todo o esforço e colaboração que esta unidade tem vido a desenvolver na proteção da Montanha.
Gestão territorial | 2024-07-18
Florestas | 2024-07-18
0 Comentários