2024-05-06
Palavras chave
ciencia expedicaoEm Agosto de 1881, a Sociedade de Geografia de Lisboa organiza a Expedição Científica à Serra da Estrela, na qual inclui os mais importantes cientistas portugueses e até franceses.
100 anos depois, também em Agosto (1981), decidi organizar um Passeio Comemorativo do 1º Centenário daquela Expedição, tendo noticiado a ideia em algumas Faculdades e jornais locais.
Da Expedição de 1881 foram realizados Relatórios das várias especialidades envolvidas desde a Etnografia à Medicina. Da nossa comemoração do Centenário, elaborei um relatório sucinto de cerca de 30 páginas. Foi um passeio de 3 dias a pé e de mochila às costas, partindo da vila de Manteigas e acabando no Covão d’Ametade (“nascente do Zêzere”).
A Comissão Organizadora foi constituída por 3 pessoas: José Maria Saraiva, Francisco Botão d’Elvas e eu. Tivemos 36 participantes. Sendo 33 portugueses, 2 franceses e um holandês. O objectivo era tentar perceber o que tinha mudado nesses últimos 100 anos e descobrir que ecossistemas estavam em risco.
Os participantes expandiam-se por 18 profissões diferentes e ideias políticas muito distintas (dos monárquicos aos comunistas), mas unidos pelo amor à Natureza e à defesa do património natural e humano da Serra da Estrela. O trajecto teve um total de desnível de 1300 metros e uma totalidade de cerca de 60 quilómetros.
Na manhã do segundo dia fez-se a comemoração e homenagem simbólicas aos Expedicionários de 1881. Fez-se a leitura de uma carta previamente dactilografada que foi aprovada por unanimidade e assinada por todos. Foi introduzida numa garrafa de vidro rolhada e selada e após introduzida num saco de plástico foi enterrada a 60 cm de profundidade.
Foi feito o croquis exato do local que consta do relatório. Fomos recebidos em festa – e como se regressássemos da Lua – por muita gente de Manteigas, que enchiam o Covão d’Ametade com uma monumental Feijoada típica de Manteigas. No fim deste passeio-expedição, decidimos reencontramo-nos daí a um mês em Manteigas para trocar fotos e ver slides. Nesse almoço-convívio, percebemos que tínhamo-nos divertido imenso com aquele passeio, mas nada feito pela preservação da Serra da Estrela, nosso principal “leitmotiv”, pelo que decidimos constituir uma Associação de Amigos da Serra da Estrela com aquele objectivo.
E, na sequência de tudo isto, a Associação Cultural Amigos da Serra da Estrela viria a ser fundada em Manteigas, por escritura pública, a 22 de Fevereiro de 1982.
Gestão territorial | 2024-07-18
Florestas | 2024-07-18
0 Comentários