2024-02-06
Palavras chave
poluicao serradaestrela torreO blog “Estrela no seu melhor” denunciava, em 2007, a “Nascente de esgoto Serra da Estrela” com imagens muito elucidativas da realidade que lá se podia encontrar. Anos depois, já em 2021, a SIC denunciou a situação dos esgotos que correm a céu aberto na zona da Torre e, adicionalmente, a revista VISÃO publicou uma notícia relativa ao estado em que está a funcionar o sistema de esgotos, no seguimento de um trabalho jornalístico feito um ano antes, na mesma região.
Há duas décadas, a ASE denunciou o caso, revelando imagens do mau funcionamento da fossa céptica e da drenagem que estava a ser feita para o meio natural. Pelos vistos, pouco peso têm as denúncias, ainda que seja a poluição no ponto mais elevado de Portugal Continental o tema que está na ordem do dia. Actualmente, verifica-se a persistência das justificações apresentadas para o problema em causa, sem que o mesmo se resolva.
Uma fossa céptica, estanque, não poderia possuir um dreno. O que urge fazer para que o problema se solucione é que, frequentemente, tantas quantas as necessárias, a fossa seja esvaziada e o seu conteúdo descarregado numa ETAR.
Claro que deixar drenar o esgoto para o meio natural é mais barato, para quem tem a responsabilidade de gerir as zonas comerciais da Torre, no entanto, importa saber se o Parque Natural, o Geopark, os Baldios, respectivas Juntas de Freguesia e Câmaras Municipais merecem a Serra da Estrela que têm.
Gestão territorial | 2024-07-18
Florestas | 2024-07-18
0 Comentários