2023-12-06
Palavras chave
editorialCom o aproximar do fim do ano e com a chegada da época natalícia, parece surgir uma tendência para encarar este período como uma oportunidade para diminuir algumas distâncias e, ao mesmo tempo, para repensar as metas e os projectos com os quais nos comprometemos outrora.
Tendo este horizonte em vista, esta altura do ano, mais do que nos remeter à presença, partilha, contacto e benevolência com os que nos são próximos, remete-nos, também, à presença, partilha e contacto com a natureza e com tudo aquilo que esta nos pode dar.
Jorge Paiva, botânico e taxonomista português, envia-nos, todos os anos nesta altura, um postal de Natal, onde nos faz chegar informações relevantes sobre a sua área de estudo. Este ano, contámos com uma descrição sobre a famosa Welwitschia mirabilis, uma endémica do deserto do Namibe, no sul de Angola. Este gesto, assíduo e de apreço pela nossa Associação, através de uma nota informativa relativa a uma espécie de plantas, convida-nos a reflectir, justamente, acerca do impacto da nossa presença. De facto, mais do que nos oferecer a sua sabedoria, Jorge Paiva promove uma aproximação perspicaz com a ASE, que muito estima os seus postais e as informações que nos faz chegar.
Não obstante a missão da Associação, de preservação e conservação da natureza, em particular, na Serra da Estrela, património natural inconfundível, aceitemos o desafio de abraçar projectos e actividades, nesta que é uma época de comunhão, envolvimento, partilha e reflexão.
Gestão territorial | 2024-07-18
Florestas | 2024-07-18
0 Comentários