2025-11-21

Palavras chave
verdeNo dia 12 de Fevereiro 2024 fui convidado pela ASE a integrar uma formação presencial, no âmbito de um projecto de valorização ambiental.
O projecto chama-se ‘Gigantes Verdes’ e tem por finalidade a identificação e, logo, a preservação de árvores de grande porte.
Aceitei o convite de imediato.
A formação aconteceu nas instalações do CISE (Centro de Interpretação da Serra da Estrela, em Seia), e foi muito proveitosa. No final da formação, os interessados foram nomeados ‘Embaixadores das Gigantes Verdes’
O projecto nasceu em 2017 e foi inicialmente limitado ao município da Lousada.
Tem agora mais de 16 mil gigantes verdes mapeadas um pouco por todo o país. Como os embaixadores são do Baixo Minho / Vale do Rio Sousa e da Beira Alta, são mais as árvores identificadas nessas regiões, mas há registos em outros locais.
No dia 25 de Outubro a Associação Verde organizou um evento para o qual convidou todos os embaixadores, que de certo modo pretendia fechar do ciclo, esclarecer sobre o estado do progresso do mapeamento das árvores, e tentar explorar novos propósitos ou novas direcções para o projecto. Em conjunto de todos os presentes, sugeriram-se novas ideias para o projecto, apontando as suas falhas e virtudes.
Foi notória a boa organização do evento, e saliento o cuidado da direcção da Associação Verde na preparação prévia e na condução dos trabalhos.
O projecto Gigantes Verdes é o fruto de um trabalho louvável e é uma ideia e um projecto meritório. As gigantes verdes são o maior depositário de carbono e são também agregadoras dos ecossistemas.

0 Comentários