2025-05-15

Palavras chave
editorialMaio prevê a mudança.
O calor chega e com eles paira a sombra ameaçadora do perigo iminente dos fogos florestais. O país assiste a uma realidade degradante de paisagens e habitats destruídos e seres que se vêem obrigados a abandonar as suas casas, por vezes, para não mais voltar.
A problemática dos fogos já não é apenas natural – é reveladora das nossas escolhas enquanto sociedade. A prevenção está nas nossas mãos.
Se considerarmos o aumento da temperatura, as florestas secas e ventos fortes, temos as condições reunidas para aumentar significativamente as probabilidades de risco de incêndio.
Limpar os terrenos, manter os aceiros, evitar comportamentos negligentes e cuidar da Natureza são aspectos imprescindíveis se pretendermos reforçar a responsabilidade colectiva.
Este Verão, sejamos guardiões do território que é nosso e lutemos por não sermos os protagonistas de um cenário catastrófico. Lutemos por ser a folha verde, as formigas que trabalham e a gota de água que faz a diferença. Evitemos ser o fósforo mal apagado, a beata esquecida ou o vidro subestimado.
A problemática dos fogos já não é apenas natural – é reveladora das nossas escolhas enquanto sociedade. A prevenção está nas nossas mãos: podemos salvar vidas, espécies e ecossistemas inteiros. Façamos por isso.
Gestão territorial | 2025-10-16
Actividades | 2025-10-16
0 Comentários